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Machine learning com CX Sales (C4C)
Ae galera da força, este tópico é para ajudar vocês a entender um pouco mais sobre a funcionalidade machine learning com CX Sales e os seus benefícios.
Descrição dos recursos e funções do Deal Intelligence
Muitas empresas enfrentam os seguintes problemas de negócios relacionados ao gerenciamento de oportunidades:
- Gerentes de vendas estão entrando em oportunidades de risco as cegas devido à falta de informações (Suicídio).
- Apenas 40% das oportunidades previstas são realmente fechadas.
- Um grande volume de oportunidades de baixa propensão, levando a um pipeline inflacionado.
O Deal Intelligence é um recurso CX Sales Cloud Opportunity que classifica automaticamente os negócios e classifica-os com base na maior propensão a fechar.
Esta classificação deve ajudá-lo:
- Feche as ofertas mais rapidamente
- Aumentar as taxas de ganho
- Melhorar o pipeline
Através:
- Melhor priorização de oportunidades de alta propensão
- Melhor preenchimento e planejamento de oportunidades em risco
- Aceleração de vendas e receita previsível / fluxo de negócios
Mas como isso funciona?
Os dados históricos, obtidos de oportunidades existentes no SAP Sales Cloud, são usados para treinar o modelo de aprendizado de máquina. Como resultado, você obtém um modelo preditivo específico do cliente que é aplicado para fornecer aos usuários finais uma pontuação nas oportunidades.
Quanto maior a pontuação, maior a chance de ganhar a oportunidade.
No que diz respeito à experiência do usuário, seus usuários recebem um novo painel no centro de trabalho da oportunidade, que fornece uma visão geral sobre o status de cada oportunidade. Além disso, uma nova coluna “pontuação” é apresentada, mostrando a pontuação de cada oportunidade na lista de oportunidades.
Se um usuário final pode ver o painel lateral e a coluna de pontuação depende da atribuição da função de autorização correspondente do usuário.
O campo de pontuação também pode ser usado como critério de filtro para selecionar determinadas oportunidades.
A pontuação e as informações adicionais no painel lateral são atualizadas uma vez por dia com base nas alterações feitas em todas as oportunidades no sistema.
Pré-requisitos para a implementação
Para implementar o recurso Deal Intelligence de uma maneira significativa, você deve considerar os seguintes pré-requisitos:
- Você deve ter uma licença SAP Cloud for Customer Enterprise
- Volume de dados
Quanto mais dados históricos, melhor. Para criar o modelo de previsão, o sistema usa as oportunidades dos últimos 12 meses. O mínimo absoluto necessário para criar o modelo de previsão é de 5000 oportunidades. O número é altamente dependente dos fatores listados a seguir. - Histórico de dados
O modelo calcula as chances de uma oportunidade ser ganha ou perdida com base em dados históricos e na evolução da oportunidade ao longo do tempo. Quanto melhor essas alterações forem registradas, melhor será a previsão. Por exemplo, mudanças na fase de vendas, mudanças na probabilidade, atividades anexadas etc. - Qualidade de dados
O modelo de previsão identifica os principais campos em uma oportunidade que são considerados para a previsão (obvio não?!). Esses campos devem sempre ser preenchidos com as características relevantes de forma consistente.
Exemplos: data de fechamento, probabilidade, ciclo de vendas / fase de vendas, status. Uma lista completa de campos relevantes será fornecida em breve.
- Consistência de dados
Para ter uma previsão precisa, é importante que os campos de oportunidade sejam preenchidos de forma consistente. Se você tem 10000 oportunidades e metade delas o campo “probabilidade” não é preenchido, a precisão do modelo diminui.
- Balanço de dados
O balanceamento de dados desempenha um papel significativo para obter a precisão ideal do modelo de previsão. Se, por exemplo, os representantes de vendas tiverem criado apenas dados para oportunidades ganhas no sistema, o modelo de previsão não será preciso. O mesmo por exemplo, se as oportunidades ganhas não fossem definidas como “ganhas / perdidas”, mas permanecessem abertas mesmo que fossem ganhas ou perdidas.
O mínimo absoluto é de 1000 oportunidades com status ganho e 1000 oportunidades com status perdido para obter uma boa previsão.
- Personalização / Desenvolvimentos Personalizados
A personalização pesada pode influenciar o modelo de previsão. As personalizações de uma oportunidade, como campos de extensão ou desenvolvimentos específicos, devem ser verificadas individualmente se contradizerem o recurso de aprendizado de máquina.
Nota: Atualmente, o modelo de previsão não considera os campos de extensão.
Arquiteto de Soluções CX Cloud – Willi Santana |
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