Blog
Melhores práticas para gerenciamento de soluções no SAP CX C4C
Ae galera blz?
Neste post nós vamos falar sobre o ciclo de vida de um pacote de soluções de desenvolvimento do SAP CX C4C ou ByDesign.
No SAP Applications Studio, todo pacote de desenvolvimento é representado por uma solution. Está solution pode ter diversos Scripts ABSL ou BODL, telas e diversos componentes.

Dica, os scripts e componentes de uma solução não consegue acessar os dados de outra solução.
Criando uma solução
Tenha certeza de que todos os detalhes relevantes da solução como endereço de e-mail, descrição, autor estão corretos. Este ponto é muito importante, pois caso exista erro, warnings e tals, as mensagens de notificação sempre chegarão ao proprietário da solução.
Seguindo as boas práticas, você deve manter apenas uma solução ativa no seu ambiente. Já até sei o que vocês vão falar, “pow, Willi isso vai foder o projeto”! Verdade, mas essa é a boa prática, mantendo apenas uma solution o seus sistema, você vai evitar problemas relacionados a performance, erros de consistência, e problemas durante o deploy da solução. Nós sabemos que muitas vezes é necessário implementar mais de uma solução, mas sempre que você precisar ativar mais de uma solução, pense se realmente é necessário ou é apena um luxo ou preguiça!
Atualmente é permitido que o desenvolvedor crie apenas 10 cenários de integração. “Ah, Willi, apenas 10 cenários?”, galera, 10 cenários já é muita coisa, acredite!!!!! Se você precisa de mais que 10 cenários, é melhor repensar na sua solução!
Criando uma Patch
Para realizar o deploy de uma solução, é necessário fechar a solução por completa, depois disso não é possível alterar nenhum script, desta forma, sempre que você precisar corrigir ou implementar um novo script, você será obrigado a criar uma Patch. A Patch é como se fosse uma nova versão da solução original e na verdade é uma nova versão! Porém, sempre que você gera uma nova patch o sistema desativa a solution original ou patch anterior e ativa a nova, com isso o sistema gera um novo namespace, deleta os dados dos BCO e desativa a solução original do escopo
Entendendo o que acontece durante a criação da Patch
Durante o processo de criação da Patch o sistema realiza uma cópia dos metadados da solução original, nenhum dado transacional ou dado mestre de um BC é copiado! Além disso o sistema gera um novo namespace para a sua solução. Quando uma Patch é criada é necessário ativar ela.
Você pode desativar a Patch e ativar a solução original a qualquer momento, porém os dados transacionais e mestres serão perdidos. Porém os dados do seu BC será perdido!
Os campos criados através do SDK ou campos de extensões serão mantidos na sua patch, porém como foi gerado um novo namespace, estes campos serão duplicados em algumas visões técnicas, como SOAP, OData e relatórios. “Em produção este comportamento não dever ser refletido”
Apenas algumas ações não são permitidas em uma Patch, sugiro que você consulte a documentação da versão do seu SAP applications studio. Estas coisas mudam a cada três meses!
Ambientes!
Durante algumas implementação você pode se deparar com um cliente que tenha licença para três ambientes de SAP CX C4C ou com duas licenças.
Se o cliente possui apenas duas licença, você vai ter mais trabalho durante a manutenção dos seus desenvolvimentos, caso o cliente possua três ambientes você terá menos trabalho, pois o ambiente de DEV será utilizado apenas para desenvolvimento e o ambiente de QAS será utilizado para realizar as configurações do sistema.

Que a força esteja com você sempre!
Arquitetor de Soluções SAP Cloud: Willi Santana